quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

MAIS DE 4.800 PESSOAS FORAM ATENDIDAS PELA CÂMARA DE CONCILIAÇÃO EM 2016

[1] Em 2016 o número de atendimentos da Câmara de Conciliação foi 31% maior que 2015.
O Brasil é conhecido por ser um dos países mais burocráticos do mundo, e isso principalmente em processos judiciais, onde pequenas causas podem levar meses e até anos para serem resolvidas. No entanto, para oferecer alternativas e soluções de conflitos sem que haja a necessidade de recorrer previamente ao judiciário, há quase 14 anos a Câmara de Conciliação atua nessa questão em Roraima.

O núcleo da Defensoria Pública do Estado (DPE), em 2016 realizou cerca de 4.880 atendimentos, contra 3.731 em 2015, representando um aumento de 31% no número de assistidos pelo departamento.

A defensora pública e titular da Câmara, Elceni Diogo, explica que entre as principais vantagens em solucionar os conflitos através da Câmara de Conciliação, está principalmente a economia de tempo e de recursos financeiros.

“Não só o próprio assistido economiza como o próprio Estado com o trabalho da Câmara, porque um processo tem um custo elevado, e essa iniciativa como passa por muitas fases rapidamente de uma forma mais informal, termina que há uma economia muito grande para o Estado, o Judiciário, e até mesmo para a Defensoria. Economia de tempo, economia emocional das partes envolvidas e economia financeira”, afirmou a defensora.

[2] Várias questões familiares são resolvidas de forma rápida e menos burocrática.
Ainda de acordo com Elceni, a maioria dos atendimentos é em relação a pensão alimentícia, entretanto, outras causas familiares também podem ser resolvidas no local. Ela destaca as formas de acesso para aqueles interessados em procurar o apoio da Câmara de Conciliação.

“Nós temos para o atendimento da Câmara de Conciliação duas portas de entrada. Uma que é a sede da Defensoria Pública, onde pode ser realizado o agendamento no local, e a outra porta de entrada é na própria sede da Vara Itinerante, onde funciona a Câmara de Conciliação, na Avenida Glaycon de Paiva. Questões de guarda, divórcio, declarações de união estável, reconhecimento de paternidade, todas essas questões de família podem ser resolvidas lá”, disse.

A atuação é pré-processual e submetida à posterior homologação do judiciário. A defensora ressalta que para 2017 a expectativa é que o atendimento seja ampliado e que mais pessoas sejam assistidas.

“A partir de segunda-feira (09/12), a Câmara volta a funcionar e a nossa expectativa é que o trabalho continue crescendo e que a população seja cada vez mais bem atendida, que possamos alcançar números ainda maiores, e especialmente de pessoas satisfeitas com a resolução das questões”, frisou.

A Câmara de Conciliação está localizada na Avenida Glaycon de Paiva, Nº 1.681, bairro São Vicente, no prédio onde funciona a Vara da Justiça Itinerante. O atendimento ocorre de segunda à sexta-feira, das 07:30 à 13:30.

Robson Moreira

IMAGENS:
[1] Ascom/DPE
[2] Ascom/DPE

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