sábado, 15 de fevereiro de 2014

SAÚDE, VERGONHA NACIONAL

Denúncia: imagens mostram pacientes sendo atendidos no chão em hospital do Rio

A emergência do Hospital Municipal Salgado Filho está superlotada e em péssimas condições


Profissionais do Hospital Municipal Salgado Filho, localizado no Méier, na zona norte do Rio, tiraram fotos das condições de atendimento na unidade e denunciaram o descaso ao Cremerj (Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio). O conselho recorreu à Justiça para exigir a contratação imediata de médicos para o setor de emergência do hospital. Uma reunião foi marcada pelo Cremerj com o prefeito Eduardo Paes para pedir melhorias na unidade, que, pela superlotação, chega a atender pacientes no chão.


Há pacientes posicionados em bancadas de escritórios no Hospital Municipal Salgado Filho, um dos mais importantes da cidade. Não há macas para a grande quantidade de pessoas que procura a unidade diariamente. 



O setor de emergência deveria ter seis clínicos por plantão, mas, segundo o Cremerj, há dias em que há apenas um clínico no local


Em nota, o Hospital Municipal Salgado Filho informou que atende cerca de 240 pacientes por dia e que não pode fechar a emergência e “negar atendimento” ao público, como propõe o Cremerj.


FOTOS: Reprodução Rede Record


------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Hoje nada mais me espanta na saúde pública do Brasil, uma verdadeira novela que se estende há muitos anos e que infelizmente é uma dura realidade para milhões de pessoas que não podem recorrer ao serviço privado. É um absurdo um país que possui uma das maiores economias do mundo não prestar a assistência necessária para uma área vital na vida de sua população, onde aqui, saúde é sinônimo de descaso. Enquanto a nação segue com investimentos bilionários em construções e reformas de estádios para a copa do mundo, aliás, investimentos bem maiores do que foram anunciados, temos um dos piores atendimentos na saúde pública, onde idosos, crianças, gestantes e grande parte dos que precisam passam por poucas e boas em hospitais e clinicas. Sem falar que o tal SUS é uma grande porcaria, e marcar consultas, uma prova de paciência que pode levar meses, como se a doença pudesse esperar a data certa para ser tratada ou diagnosticada. O fato é que o governo até tenta maquiar a situação como este novo programa “Mais Médicos” que até agora não surtiu o efeito esperado, mas o brasileiro está cansado, cansado de tantas promessas, de hospitais cada vez mais lotados, de profissionais despreparados, remédios cada vez mais caros e inacessíveis a quem realmente precisa, enfim, cansado do caos em que se encontra a nossa saúde. Que neste ano eleitoral possamos pensar bastante em quem colocaremos no poder, e analisar quais são as propostas que os candidatos terão para pelo mesmo tentar amenizar toda esta questão, porque a saúde do Brasil está na UTI e algo precisa ser feito o mais rápido possível. 

Robson Moreira

2 comentários: