terça-feira, 4 de novembro de 2014

BRASIL EM ALERTA

[1]
Este ano sem dúvidas ficará marcado como o ano em que o Brasil foi surpreendido com uma das maiores estiagens de sua história. Um problema antes enfrentando somente na região dos sertões brasileiros, e que agora para a surpresa de muitos afetou o estado de São Paulo, causando transtornos e mudanças de hábitos na vida de milhões de pessoas em um país que poderia abastecer todo o planeta. O resultado desta falta de chuva foi a grande redução do volume de água no sistema Cantareira, esquema de reservatórios utilizados para o abastecimento da região metropolitana paulista, que diante desta crise obrigou a administração pública do estado a utilizar o volume morto do sistema, que nada mais é do que uma reserva técnica que só deveria ser utilizada em casos extremos como agora. E o pior é que a situação não ficou restrita somente a São Paulo, outros estados também
[2] Nascente do Rio São Francisco, seca pela primeira vez na história.
tem enfrentado problemas com a estiagem, por exemplo Minas Gerais, que assistiu pela primeira vez a nascente do rio São Francisco secar, justamente um dos maiores e mais importantes rios do nosso país que consequentemente já começa a mostrar sinais dos efeitos da falta de chuva em seus afluentes em Minas e da mesma forma no Nordeste, por onde o curso de água avança rumo ao mar. Felizmente até o momento não houve a necessidade de racionamento, mas com certeza esta crise serviu de alerta para podermos pensar um pouco mais na forma como utilizamos este mineral tão importante para a subsistência da vida no mundo. Entretanto agora é torcer para que haja mais chuvas e para que o volume de rios e reservatórios voltem ao normal, que o poder público também
[3]
trabalhe arduamente em planejamentos e obras de captação e saneamento, não deixando a situação chegar a este ponto como chegou em 2014. Do mesmo modo não podemos deixar de fazer a nossa parte, preservando a natureza e economizando água na medida do possível, pois assim estaremos cooperando com a manutenção climática na terra e garantindo água para esta e para as próximas gerações no Brasil e no mundo.

CONFIRA ABAIXO ALGUMAS DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA

[4]

Robson Moreira

IMAGENS:
[1] http://img.r7.com/images/2014/03/12/7apls1vb5v_6rnaen8b3k_file.jpg?dimensions=460x305
[2] http://s2.glbimg.com/TR1WbXGWgTWTU2p67rbJOC69qOw=/620x465/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2014/09/23/serracanastra5.png
[3] http://jconlineimagem.ne10.uol.com.br/imagem/noticia/2012/03/15/normal/b2dba011e2cd12c8bb02ea4c1a827a4f.jpg
[4] http://pousadadofort.com.br/wp-content/uploads/2014/10/agua2.jpg

4 comentários:

  1. Bom dia amado Robson, nós aqui do Nordeste infelizmente já sofremos com a seca desde sempre mesmo assim nos compadecemos com o momento de falta de água em que nosso país está passando, hoje é uma situação mais complexa em São Paulo e regiões, mas isso é um alerta para valorizarmos o que temos. Amado parabéns pelo blog, que Deus continue lhe abençoando mais e mais em sua caminhada e seus projetos. Fica aqui o convite para nos visitar no Conexão Adoremos espero sua visita, deixe-nos seu recado. Torne-se um leitor de nosso blog. Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, fico muito feliz pela visita, também já visitei o Conexão Adoremos e da mesmo forma gostei bastante, por isso já estou seguindo. Parabéns pelo trabalho. Abraço!

      Excluir
  2. Sabe Robson, desde novinho me lembro de minha professora dizendo aos alunos: " -Cuidem da água, um dia ela vai acabar". Eu mesmo era um dos que ridicularizava isso. Hoje vejo a importância... Claro que tem meios de tirar o sal e tudo mais, mas para isso é preciso de dinheiro, e o governo não abre mão... Então vamos economizar, não somente por se ela acabar estarmos ferr* mas, se precisarmos dos cofres públicos para ter água, ai o bixo pega.. Abrçs..

    http://menteaberttatextos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo comentário Edilson Lopes, com certeza é uma situação preocupante, e se não mudarmos os nossos hábitos em relação ao consumo e ao desperdício, como alertava a sua professora poderemos realmente ficar sem água, mas queira Deus que este dia nunca chegue. Abraço!

    ResponderExcluir