domingo, 23 de março de 2014

MISTÉRIO NO AR

Há vários dias uma dúvida tem intrigado todo o mundo, onde está, e o que aconteceu com o Boeing 777 da Malaysia Airlines, que faria o trajeto Kuala Lumpur-Pequim, mas que desapareceu dos radares no dia 8 de março, aproximadamente 1 hora após a decolagem e com 239 pessoas a bordo? Muitas teorias foram levantadas sobre a possível causa do desaparecimento, entre elas sabotagem, sequestro, falha mecânica, só que até agora nada de concreto foi confirmado e infelizmente enquanto isso a dor e o desespero das famílias dos passageiros e tripulação só aumentam.



Boeing 777 da Malaysia Airlines. Imagem: http://img.ibxk.com.br/2014/3/megacurioso/50552132003503388.jpg


Muitos países então empenhados nas buscas pela aeronave, com envio de navios, aviões, militares, além de rastreamentos através de satélites, onde inclusive chegaram a localizar alguns indícios como manchas de óleo, objetos de médio porte flutuando no mar, mas foram somente resultados frustrantes, pois nada encontrado tinha relação com o Boeing. A situação também tem gerado revolta e reclamações por parte dos parentes das vítimas, devido à demora e a falta de esclarecimentos do governo da Malásia e da China, que tentam acalmar os ânimos dessas pessoas e garantem estarem fazendo o máximo para a solução do caso. Outra hipótese levantada pelas autoridades dos países envolvidos foi a de um possível ato terrorista, já que dois iranianos embarcaram no voo com passaportes roubados, suposição que perdeu força após as investigações sobre esses dois passageiros que na verdade tentariam entrar clandestinamente na Europa. 


Buscas por aeronave contam com o apoio de vários países. Imagem: http://glaucialima.com/wp-content/uploads/2014/03/20140321073039376344i.jpg

Entretanto de acordo com últimas informações sobre as buscas no oceano Índico, a esperança de uma resposta sobre o paradeiro do voo MH370 pode estar mais próxima, pois segundo dados do portal G1, neste domingo foram encontrados um palete de madeira e vários cintos de segurança ou correias no Oceano Índico, próximo ao território da Austrália, onde na ocasião o coordenador das operações aéreas da Autoridade Australiana de Segurança Marítima (Amsa), Mike Barton, explicou que os paletes são usados para embalar mercadorias nos aviões, motivo pelo qual a descoberta pode ser uma pista. “Até que possamos observar os objetos melhor, não podemos dizer se eles estão relacionados”, assinalou. Neste caso enquanto as buscas prosseguem, ficaremos na torcida para que este mistério tenha uma resposta, que os possíveis culpados sejam punidos, que as famílias sejam amparadas e indenizadas, e que este fato sirva de lição, para que haja mais investimentos em segurança aérea em qualquer lugar do planeta, consequentemente fazendo com que esse meio de transporte continue sendo cada vez mais ágil e seguro.

Infográfico: G1 - www.g1.com.br


Robson Moreira



Nenhum comentário:

Postar um comentário