quinta-feira, 24 de novembro de 2016

COM O TEMA “MEMÓRIA E IDENTIDADE”, AULA MAGNA NA UFRR ABORDARÁ HISTÓRIA URBANÍSTICA DE BOA VISTA

[1] Trassado urbano de Boa Vista será o tema principal do evento
O traçado urbanístico da Capital roraimense, com suas ruas e avenidas largas, jardins e a área central planejada em forma de leque tendo a Praça do Centro Cívico ao meio, encanta turistas e moradores que escolheram este canto do país para viver. Este será o assunto da Aula Magna do semestre 2016.2 que será realizada no Centro Amazônico de Fronteira (CAF) na Universidade Federal de Roraima, ás 18:00 horas no próximo dia 29 de novembro.

O reitor da UFRR, Jefferson Fernandes do Nascimento, destaca que um dos principais objetivos da escolha deste tema é o resgate histórico da cidade de Boa Vista, também em alusão aos 27 anos da universidade celebrados em setembro.

“A ideia consiste em resgatar e colocar a disposição da sociedade, a história de como nasceu esse projeto da cidade de Boa Vista. Com a intenção de que as escolas participem, os alunos, as novas gerações, para que esse conhecimento seja utilizado, fazendo com que esse projeto seja preservado”, disse.

A Aula Magna abre as atividades do semestre, e para falar sobre este assunto o palestrante será o arquiteto Darcy Romero Derenusson, filho do engenheiro Darcy Aleixo Derenusson, responsável pelo plano urbanístico da Capital na década de 1940.

Ainda de acordo com o reitor, é importante que as novas gerações conheçam a história local, para que seja preservada principalmente a identidade da cidade, além daqueles acadêmicos que vieram de outros Estados e não conhecem como se deu início esse planejamento urbano.

“O recado que queremos passar, é que as novas gerações conheçam a história, e se apodere dela. Porque ouvimos muitos elogios dizendo que a cidade é muito bela, mas é muito bela porque foi pensada na década de 40. E a ideia é que este projeto inicial, ele seja preservado, ou seja, não se modifique muito a essência do projeto. Para que a identidade da cidade seja preservada”, frisou o reitor.

[2] O evento será no auditório do CAF, localizado no Campus Paricarana da UFRR
Em 1943, o então presidente Getúlio Vargas criou o Território Federal do Rio Branco e tinha interesse em transformar o único núcleo urbano da Amazônia setentrional em uma cidade política administrativamente. Então o presidente convidou o capitão Ene Garcez para ser o primeiro governador e colocou essa meta de implantar a cidade. Posteriormente Darcy Aleixo venceu a licitação com a sua empresa RioBrás, na época recebendo 3.342 Cruzeiros para fazer o plano urbanístico de Boa Vista.

Os alunos participantes receberão certificados de 2 horas pela Pró-reitoria de Ensino e Graduação e a inscrição será no local. O reitor Jefferson Nascimento, faz o convite para que toda a comunidade participe do evento.

“Eu gostaria de convidar principalmente os estudantes das escolas públicas, particulares, os acadêmicos, as famílias mais antigas, as que vieram para Roraima, ou as que são daqui, que vivenciaram o início da construção a cidade de Boa Vista, porque tem muita gente que se lembra disso com muito saudosismo. Então será um momento para que essas pessoas possam ver essa história, assistir uma aula. É uma contribuição que a universidade quer disponibilizar para a sociedade neste aniversário de 27 anos”, disse Jefferson.

Em 2016, Darcy Aleixo Derenusson completaria 100 anos. Como parte da programação serão lançados carimbo e selo dos Correios em comemoração ao Centenário do engenheiro.

Robson Moreira

IMAGENS:
[1] Divulgação UFRR
[2] Robson Moreira



Nenhum comentário:

Postar um comentário