terça-feira, 15 de novembro de 2016

HÁ QUASE UM MÊS PARA O NATAL, CRISE ECONÔMICA REFLETE EM VENDAS DO COMÉRCIO NA CAPITAL

[1] Queda nas vendas e fraco movimento são resultados da crise econômica no país
Faltando pouco mais de um mês para o natal, comerciantes e lojistas de Boa Vista se preparam para receber clientes a procura de presentes para amigos e familiares. Porém, depois de um ano difícil, com instabilidades na economia e na política, os empreendedores sentem os reflexos da crise brasileira em suas vendas.                                   
Evelin Lima está em seu primeiro emprego, trabalhando como vendedora em uma loja de roupas no centro da Capital. Ela fala que o estabelecimento até registrou um grande movimento no início do mês, mas atualmente as vendas estão devagar.
“Pela venda do natal no passado, como é meu primeiro emprego, pra mim foi bom, mas eu estou aqui na expectativa de que seja melhor esse ano. Só que como está faltando poucos dias para o natal dá para ter uma noção, e aqui na loja não está tão movimentado, os clientes também não estão comentando sobre o natal. Só que a expectativa é aquela, de que possamos vender bastante, que venha dar bastante movimento”, disse Evelin.
Para Paulo Frota, gerente de uma loja de confecções, o enfraquecimento das vendas não foi motivado somente pela crise econômica, mas também pelas altas taxas de juros e endividamento da população.
“As vendas estão abaixo do esperado se comparado com os anos anteriores. A instabilidade econômica, política e as altas taxas de juros, financiamentos, o cartão de crédito e outras taxas de endividamento que a população está enfrentando, isso afeta diretamente no poder de aquisição do consumidor”, frisou Paulo.
Gledson Costa é vendedor em uma loja de eletrodomésticos, e destaca que em relação ao natal do ano passado, o movimento realmente está menor. Para ele os clientes estão mais retraídos em 2016, optando por poupar o dinheiro e pagar as dívidas. No entanto, Gledson fala que o celular continua sendo o item de maior venda na loja, e as expectativas é de que a clientela apareça até as vésperas do natal.
“Estamos vendendo, mas não com a venda que esperávamos. O movimento está muito reduzido realmente. O celular é o nosso carro chefe, vem muitas pessoas querendo trocar o celular, dar de presente para o namorado, para a mãe, para o pai, e por isso neste ano estamos focando muito no celular. Eu espero que melhore, que as pessoas venham realmente para gastar, para presentear os parentes, os amigos, porque nós preparamos a loja esse ano para isso”, destacou.
Enquanto isso, os comerciantes usam a criatividade, criando promoções e vitrines chamativas para tentar driblar a crise e a queda nas vendas. Já para aqueles que vão as compras, a dica é sempre pesquisar para encontrar os preços mais acessíveis e garantir o presente da família neste final de ano.

Robson Moreira

IMAGEM:
[1] Google Street View

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