sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

FISCALIZAÇÕES E BLITZ VOLANTES MARCAM OS TRABALHOS DO DETRAN RORAIMA EM 2016

[1] Vilmar Florêncio destaca que as fiscalizações continuarão intensificadas em 2017
A Capital de Roraima e marcada por ter um dos trânsitos mais violentos do país, registrando centenas de acidentes que ao longo do ano fizeram várias vítimas pelas ruas e avenidas da cidade. No entanto, 2016 também foi um ano de muito trabalho para a equipe de fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em Roraima.

Vilmar Florêncio, chefe da divisão de fiscalização do Detran, destaca que neste ano, houve uma intensificação nas ações dos agentes de trânsito, com foco principalmente nas blitz volantes.

“Esse ano nós intensificamos o nosso trabalho nas ruas da cidade. Colocamos em prática a questão das blitz volantes, que são aquelas blitz onde nossas viaturas fazem rondas pela cidade, detectando infrações de trânsito e fazendo abordagens aos condutores. Esse tipo de fiscalização é mais eficaz para fugirmos daquele problema da divulgação dos locais de blitz, e acreditamos que o trabalho da fiscalização contribuiu para esse número preliminar de redução de acidentes de trânsito”, afirmou.

2016 também foi marcado pelo reajuste nos valores das multas e alterações em algumas tipificações de infrações, o que fez com que condutores sentissem no bolso, o preço pelos atos infracionais nas vias da cidade.

“Em novembro entrou em vigor algumas alterações no Código de Trânsito Brasileiro, que tornou mais pesado o valor das multas de trânsito. Entendemos que essa mudança foi benéfica porque só vai tomar conhecimento desses valores atuais das multas, os maus condutores. Os motoristas que dirigem respeitando a legislação e cumprindo as regras, não tomarão conhecimento desses valores”, disse Vilmar.

[2] Boa Vista possui um dos trânsitos mais violentos do Brasil
De acordo com Vilmar Florêncio, apesar de ser notada uma redução no número de acidentes, no momento ainda não foi possível realizar uma comparação com dados referentes a 2015. Entretanto, neste ano, a campeã das infrações em Boa Vista, foi a condução de veículos sem o porte da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“Principalmente em motocicletas, foi a infração que mais constatamos nas nossas operações de fiscalização, aliado também com a questão da documentação do veículo em atraso, e um altíssimo número de condutores que trafegam sem utilizar os dispositivos de proteção, como capacete e cinto de segurança. A utilização do telefone celular enquanto se dirige, da mesma forma, foi uma infração bem constatada esse ano, e infelizmente a embriaguez ao volante que é presenciada principalmente aos finais de semana”, destacou.

Ainda segundo o chefe da divisão de fiscalização de trânsito, em 2017 os trabalhos do órgão, sobretudo as fiscalizações, irão continuar, e por isso é necessário que cada condutor faça a sua parte, dirigindo de forma consciente e segura.

“Alertamos os condutores que estejam com veículos irregulares, ou até mesmo os que trafegam pelas ruas da cidade, que respeitem a legislação de trânsito. As pessoas muitas vezes pensam que o Detran tem prazer em flagrar um motorista cometendo uma infração de trânsito, o que não é verdade. O que nós queremos mesmo é não presenciar as infrações nas ruas da nossa cidade. O nosso trabalho é para que não ocorram às infrações e consequentemente, a gente consiga diminuir esse número de acidentes em Boa Vista”, disse o chefe de fiscalização.

[3] Nova CNH terá outros recursos de segurança para dificultar falsificação
Outra mudança que passa a valer a partir do dia 02 de janeiro de 2017 é o novo formado da Carteira Nacional de Habilitação, que terá papel com marca d’água, tintas de variação ótica e fluorescentes, além de imagens secretas. Porém, o documento valerá para as novas habilitações emitidas no próximo ano. As carteiras atuais continuarão sendo reconhecidas até a validade, ou até que o condutor solicite alguma alteração de dados.

Vale ressaltar que a mudança impacta apenas a aparência da CNH, no intuito de garantir mais segurança e combater a falsificação. Já os procedimentos para obter a habilitação permanecem os mesmos.


Robson Moreira

IMAGENS:
[1] Angra Soares
[2] http://www.boavista.rr.gov.br/comum/code/MostrarImagem.php?C=NTc0
[3] http://s2.glbimg.com/O_2jEBbivIUU2b-bKIPr8Jkd4oM=/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2016/12/21/cnh-nova.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário