segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

MAIS DE 4.300 ALUNOS PARTICIPARAM DO PROGRAMA PROERD DA POLÍCIA MILITAR DE RORAIMA EM 2016

[1] Formatura realizada no auditório da Faculdade Cathedral em Boa Vista
Dois dos grandes problemas da sociedade nos dias de hoje é o consumo e o tráfico de drogas, o que gera outros dilemas principalmente para as maiores cidades do país, como o aumento da violência e do crime organizado. E para orientar crianças e adolescentes no enfrentamento ao uso de drogas, a Polícia Militar de Roraima realiza desde 2001 em escolas da rede estadual de ensino, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Na manhã desta segunda-feira, 19, uma cerimônia realizada no auditório da Faculdade Cathedral encerrou as atividades do projeto em 2016, formando 602 alunos de oito escolas da Capital.

A aspirante Ana Cláudia Mourão, comandante do Proerd, destaca que desde a implantação do programa em Roraima, 8.413 alunos participaram das aulas em 64 escolas do Estado.

[2] Desde 2001 o programa é realizado nas escolas estaduais em Roraima
“O Proerd busca discutir e orientar nossas crianças sobre como lidar com um dos maiores problemas sociais da atualidade, o uso de drogas. Pois as mais diversas formas de crimes estão diretamente relacionadas com o seu consumo. Assim, dentre os objetivos do programa estão de informar o público estudantil sobre os malefícios das drogas, incentivar mudanças de hábitos, bem como a reflexão ponderada nas ações antes de pratica-las,” disse.

Adami Pereira, professora da Escola Estadual Diva Alves de Lima, ressalta que antes do Proerd, muitos professores encontravam dificuldades em trabalhar com alguns alunos, o que mudou com a aplicação do programa na unidade de ensino.

“O Proerd é um programa muito importante nas escolas hoje porque vem alertar as crianças contra as drogas, e tem ajudado muito. Eu sou professora já há 35 anos e trabalho com o projeto desde sempre, e é muito bom. Desde quando o Proerd foi criado aqui no Estado, temos visto o avanço das crianças e adolescentes em querer aprender mais,” afirmou a professora.

[3] 602 alunos foram formados no encerramento do Proerd em 2016
Aluna do 5º ano do Ensino Fundamental, Thays Teixeira estava entre os formandos do Proerd e falou sobre as atividades realizadas pelos professores militares durante todo o ano na escola em que estuda.

“O Proerd foi um programa que eu gostei muito, porque os professores são bem atenciosos, eles falam, indicam, orientam. Tivemos bastante a ajuda do livro, além de nos reunirmos todas as quartas-feiras para conversarmos sobre esse problema. E eu acho que está ajudando bastante à comunidade”, disse Thays.


Em 2016, 4.360 alunos participaram do programa, sendo 2.695 formados somente no segundo semestre, quando o Proerd foi expandido para os municípios de Alto Alegre, Bonfim, Cantá e Pacaraima. Com a extensão, 45 escolas da rede pública da Capital e do interior passaram a ser atendidas.

Robson Moreira

IMAGENS:
[1] Secom / Polícia Militar-RR
[2] http://hashtagnoticia.s3-website-sa-east-1.amazonaws.com/2015-08/44299_proerd-realiza-formatura-de-800-alunos-da-rede-municipal-800x800.jpg
[3] Robson Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário